Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Disse Jesus: Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.

(JoĂŁo 8:12)

5775 - O Ano Sabático - שנת שמיטה
Fonte: IEMIF - 14/10/2014 - hmin
5775 - O Ano Sabático - שנת שמיטה

 Já inicio-se em  Israel o  Ano Novo Judaico, e com ele, após sete anos de colheita, o Shenat Shimita, ou seja, o Ano Sabático. Para que a nação de Israel possa cumprir este evento, o governo de Israel e os agricultores investiram milhões. Aqui trazemos um resumo completo do significado deste ano para a tradição judaica e segundo as Escrituras Sagradas, começou no ultimo dia 

 
23-09-2014 em Israel uma verdadeira celebração que dura nadamenos 
os que um ano inteiro.
 
 
No judaísmo, um ano sabático é o nome do sétimo ano do ciclo de sete anos. Este ano foi ordenado ao povo de Israel por Adonai afim de guardar o repouso da terra - o descanso começa a partir de uma grande parte dos campos agrícolas em Setembro deste ano de 2014 na Terra de Israel, e segundo a normas judaicas, os frutos da colheita devem ser deixados para quem quiser pegá-los e nada deve ser plantado até a próxima estação de semeadura. Os mandamentos do ano sabático são acompanhados por fundos de apoio e ordenanças públicas.
 
O ano sabático antes seria o ano de ה'תשע"ה, que terá início ao por do Sol em 24 de setembro de 2014, no Ano Novo Judaico - Rosh Hashana.
 
O primeiro ano sabático
Embora foi ordenado ao povo de Israel o ano Sabático já na Torá, a ordenança deixou de fora a região que ainda não foi conquistada como país independente, como está escrito: ""כִּי תָבֹאוּ אֶל-הָאָרֶץ, אֲשֶׁר אֲנִי נֹתֵן לָכֶם--וְשָׁבְתָה הָאָרֶץ, שַׁבָּת לַיהוָה"", "Eis que quando vieres a terra que Eu vos dou, à descansarão(guardarão o ano shabático)", isto já mais pode ser praticado antes de entrarem em Israel. De acordo com o Midrash , o primeiro ano sabático de Israel ocorreu somente no ano 21 após a entrada do Povo de Israel, porque teria levado cerca de 14 anos para ter-se conhecimento do solo antes de eles começarem o ciclo Sabático. De acordo com a conta do Rambam é aplicada na criação de 2510 desde a criação do Mundo.
 
Como Calcular o Ano Sabático
O cálculo do ano sabático pode ser feito, teoricamente, de acordo com a conta do número de anos do calendário judaico e ciom a divisão de sete anos sem resto, se essa é a primeira vez que a observância Sabático pelo povo de Israel após a sua entrada em Israel. No entanto, Rav Zevin observa que há dois problemas principais no cálculo do Sabático.
 
Métodos de cálculo e o Jubileu
O primeiro problema reside no cálculo da lei religiosa controversa de repouso do solo - em princípio entre Ha'Amoraim, como realizar o cálculo do Sabático e Jubileu juntos?
 
Se deseja incluir o Ano Jubileu na Shmita(Ano Sabático), de modo que 98 anos seria 14 anos sabáticos segundo Rabi Yehuda , ou excluir o ano jubilar do repouso, deixando a cada cem anos será exatamente 14 sabáticos, de acordo com estudiosos, Maimonides tende a sua oposição aos sábios. Rabino Zevin observa em qualquer caso, após a destruição do Segundo Templo ficou claro que a lei judaica como o rabino Judá (apesar de ser uma opinião minoritária), de acordo com os sábios mais dominantes, com adições de Rashi e outros Rishonim.
 
Segundo Rabino Judá o primeiro ano do oitavo Sabático é também um ano jubilar 
 
E, na opinião dos sábios, o ciclo sabático começa depois do ano do jubileu
 
Após a destruição do Segundo Templo
O segundo problema reside no cálculo do ano sabático computacional controverso - a história dos comentaristas talmúdicos iniciais. A disputa diz respeito ao ano exato da destruição do Segundo Templo, destruído segundo a tradição que no término do sétimo ano - o primeiro ano do ciclo sabático. A disputa é um desacordo entre os primeiros comentadores talmúdicos: Rashi (cuja a conta diz que o templo foi destruído em 3829 desde a criação) e Rabeinu Tam e outros comentaristas aceitos como o Ramban, o templo foi destruído em 3830.
 
A teoria afirma que os ciclos sabáticos como de Rabeinu Tam e a posição que também é apoada por Rambam, e em que hoje tendem a manter o repouso da terra. Este Ciclo está sincronizado com a data hebraica da criação do mundo aceita pelo judaísmo, 5768 foi um ano Sabático, e este seria o ano shabático de 824 acordo com a data hebraica da criação.
 
Anos Sabáticos desde a Primeira Aliya
ה'תרמ"ב • ה'תרמ"ט • ה'תרנ"ו • ה'תרס"ג • ה'תר"ע • ה'תרע"ז • ה'תרפ"ד • ה'תרצ"א • ה'תרצ"ח • ה'תש"ה • ה'תשי"ב • ה'תשי"ט • ה'תשכ"ו • ה'תשל"ג • ה'תש"ם • ה'תשמ"ז • ה'תשנ"ד • ה'תשס"א • ה'תשס"ח • ה'תשע"ה
 
Alto Investimento
O Estado de Israel aprovou uma série de decisões governamentais que visa dar suporte a guarda do Ano Shabático que deverá ter início em Setembro de 2014.
 
O orçamento visa indenizar agricultores, facilitar a importação e até mesmo a compra temporária de terras afim de evitar a violação das regras judacais.
 
 

 
Compartilhar
Comentários
Onde Estamos:

» Av. Automóvel Clube, 17.528
Santa Cruz da Serra - Duque de Caxias - RJ

» Rua 12 n° 3  Atrás do D.P.O,  Nova Campinas, Duque de Caxias

» Rua Ubirajára n° 21, Vila Maria Helena, Duque de Caxias

» Av. Moacyr Padilha 1117, Jardim Primavera, Duque de Caxias

» Rua Leibritz antiga 27 n° 479 (CURVA DO S), Jardim Primavera, Duque de Caxias

» Regional Centro-Oeste
Rua Dr. Laureano-Qd 17-Lt 09
Vila Mauá - Goiânia -GO | Tel: (62) 3639-7480

Contato:
(021)*3658-4454
(021)*3653-4920
© 2011 Ministério Internacional Filadélfia - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por InovaSite